Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Frente Linux30/04/2019Priscilla BárbaraGabriela Moreira

Sumário:



Configuração Impressora Não Fiscal Bematech MP 4200 TH no Frente Linux


Neste manual será mostrado como é realizada a configuração da impressora não fiscal Bematech MP-4200 TH no Frente Linux.


1 - Fixando a Porta USB (Universal Serial Bus) da Impressora


1.1 - Identificando as Características do Dispositivo USB


Cada dispositivo USB possui identificador interno, no qual facilita a sua identificação. Diante disso, para verificar se um dispositivo USB da impressora foi reconhecido pela porta USB do computador, onde a mesma está conectada, será necessário digitar o comando lsub no prompt de comando do Frente Linux e em seguida pressionar a tecla Enter.



Após o comando, o prompt retornou as informações do dispositivo conectado (identificado pelo término em números), sendo o primeiro dado após o ID o vendor e o segundo dado após os dois pontos ( : ) o product.


1.2 - Criando ou Editando o Arquivo 69-avanco.rules com as Informações Coletadas 


Após coletar as informações do dispositivo digite no prompt de comando o comando:


mcedit /etc/udev/rules.d/69-avanco.rules


Assim que abrir o arquivo, digite a informação abaixo:


SUBSYSTEM=="tty", ATTRS{idVendor}=="vendor", TTRS{idProduct}=="product", SYMLINK+="ttyUSB0", MODE=="0777"


OBSERVAÇÕES:

  • O campo escrito com "vendor", deverá ser alterado pelo primeiro dado após o ID, no qual foi encontrado no sub tópico 1.1 - Identificando as Características do Dispositivo USB, que no exemplo utilizado foi o 0b1b.
  • O campo escrito com "product", deverá ser alterado pelo segundo dado após os dois pontos, no qual foi encontrado no sub tópico 1.1 - Identificando as Características do Dispositivo USB, que no exemplo utilizado foi o 0003.



Após realizar a configuração acima, pressione a tecla Esc e selecione a opção Yes, para salvar o arquivo. Em seguida, reinicie o computador.

Assim que o computador ligar novamente, no prompt de comando digite o comando ls -la /dev/ttyUSB*, para verificar se a porta ttyUSB0 foi criada, conforme o exemplo abaixo.



De acordo com o exemplo acima, a linha /dev/ttyUSB0 -> ttyACM0 significa que a porta foi criada corretamente.


2 - Configurando o Arquivo printers.conf


OBSERVAÇÃO: A partir da versão 1.4.32 do Frente Linux, o arquivo printers.conf já contem as configurações das impressoras não fiscais, sendo necessário seguir apenas as etapas contidas neste tópico. Porém, se estiver utilizando versões anteriores, será necessário entrar em contato com o Suporte Avanço.


Após fixar a porta USB, conforme o tópico 1 - Fixando a Porta USB (Universal Serial Bus) da Impressora, será necessário alterar a linha DeviceURI do arquivo printers.conf com a informação abaixo:




Após editar a linha, pressione a tecla Esc e selecione a opção Yes para salvar. Em seguida, reinicie o serviço de impressão com o comando: 


sh /etc/rc.d/rc.cups restart


2.1 - Verificando se a Impressora Subiu na Porta Correta


Após executar o comando anterior, no prompt de comando digite o comando lpstat -t, para verificar se a impressora subiu na porta corretamente, conforme o exemplo abaixo.



De acordo com o exemplo acima, a linha selecionada significa que a impressora subiu corretamente.


3 - Configurando a Impressora no pdv.ini


Após realizar a configuração da impressora no Linux, será necessário configurar o modelo da impressora no pdv.ini através do comando fazini.



Os campos deverão ficar conforme o quadro abaixo:


Campo

Valor

Variavel AV_

CFEIMP

Tipo...:

C

Conteudo:

BEMATECH