Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral18/06/2018Lucas de AguiarThatiana Paula
Integral29/04/2019Priscilla BárbaraThatiana Paula

Dúvida:


Como Emitir Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) Trimestral Montagem Sintética no Módulo Contábil no Sistema Integral?


Sumário:


Solução:


Após acessar o menu Contábil no Sistema Avanço, acesse o seguinte caminho:


1 - Emitindo Demonstrativo de Resultado do Exercício


Rotina:Demonstrativo de Resultado
Programa:CTB045
Localização:

Movimentação / Exercícios / Relatórios / Demonst. de Resultado / D.R.E Sintético


Acesse a localização indicada acima para realizar a emissão do demonstrativo.


É possível emitir por filial (caso tenha mais de uma) ou consolidado informando 00.


O relatório DRE tem que ser emitido pelo menos uma vez antes de fazer o Encerramento do Exercício.



Informe S no campo Trimestral, desta forma irá emitir o valor apurado no final do trimestre informado:



No campo mês deverá informar o último mês de cada trimestre.


1º Trimestre: 3;

2º Trimestre: 6;

3º Trimestre: 9;

4º Trimestre: 12;


Observação: O valor final de cada conta do Trimestre será somado ao valor final do próximo Trimestre, se emitir a próxima DRE sem encerrar o Exercício do Trimestre Anterior.



Se informar S no campo Mês consolidado, o sistema irá somar todos os valores apurados do Trimestre, se informar N o valor será apenas do mês informado anteriormente.




Observação: Quando gerar a DRE antes do encerramento o sistema cria um arquivo auxiliar com as mesmas opções de filtro que serão usados para gerar a DRE após encerramento (consolidado).


O modelo deverá ser o mesmo informado no cadastro do Parâmetro Geral, para mais informações acesse o documento "Dúvida | Como Cadastrar Parâmetro Geral Módulo Contábil Integral?".



No campo "Cta Zerada" informe "S - Sim" para simples conferência e para saber se todas as contas desejadas mesmo não tendo saldo estão aparecendo na DRE.



Sendo assim pressione Enter até o campo Arq/Impres, caso digite "A" irá gerar um arquivo para visualizar pela função de visualização (F8) ou "I" irá enviar o relatório direto para impressão, logo em seguida confirme.

Pressionando Enter para confirmar


Exemplo de uma estrutura de DRE (Montada de acordo com o Plano de Contas do Cliente):




Nos primeiros campos de assinatura, os principais que irão aparecer serão o do Responsável legal pelo estabelecimento e do Contador que estiverem no cadastro da Empresa:



Se precisar de mais campos para assinatura (Sócios/Administradores) deverá ser feito o cadastro dos mesmos na rotina de Cadastro de Contador/Signatário e no campo Id.Sig tem que estar definido como S (Signatário), para mais informações acesse o documento:"Dúvida | Como Cadastrar Contador Signatário Responsável Entregar SPED REINF Integral?".


Para o nome não aparecer no relatório o campo Id.Sig deverá ser preenchido com C.


Observação: Ao emitir novamente o relatório DRE após o Encerramento do Exercício, somente o primeiro relatório que foi emitido com o parâmetro "Consolidado = S" terá os valores iguais. Isso acontece porque após o fechamento não há mais saldo final para ser emitido, portanto o sistema irá considerar os dados do relatório emitido anteriormente.


Não é aconselhável emitir o relatório com o parâmetro S e depois com N, para que o arquivo temporário não sofra alteração. Caso isso aconteça, o exercício deve ser estornado e emitido um novo relatório DRE.