Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral19/02/2018Lucas de AguiarEdna Abreu
Integral26/03/2019Priscilla BárbaraNilma Almeida
Integral07/05/2019Priscilla BárbaraLetícia Silva

Sumário:



Correção e Envio de NFC-e em Contingência no Sistema Integral


A Contingência OFF-Line da NFC-e foi implementada pelo governo de forma a minimizar os impactos operacionais que podem ocorrer devido a indisponibilidade técnica de emitir a NFC-e no varejo, sendo uma forma mais rápida e simples de emitir as notas em contingência, visto que permite imprimir a Danfce  sem a necessidade de autorização imediata da NFC-e, funcionando como uma autorização prévia da NFC-e, sem a necessidade de conexão com a internet. Viabilizando que o consumidor leve imediatamente a via da Danfce.

A opção de utilizar esta alternativa para este envio é de exclusiva responsabilidade do contribuinte.

Para mais detalhes sobre o procedimento completo de correção das rejeições da NFC-e no Integral, consulte o documento: " Manual | Procedimento Completo Correção Rejeições NFC-e Integral ".


Observações:


    • Transmissão das NFC-e Emitidas em Contingência: As NFC-e emitidas em contingência off-line deverão ser posteriormente encaminhadas para autorização, podendo vir a ser rejeitadas;

    • Rejeições: As NFC-E que ocorrerem rejeições deverão ser corrigidas e reenviadas a SEFAZ uma vez que a operação comercial já ocorreu;

    • Havendo impossibilidade de correção dos dados da NFC-e rejeitada, o contribuinte deverá entrar em contato com a SEFAZ e verificar quais procedimentos serão necessários para regularizar a operação de venda;

    • Impressão: Não é necessário a adoção de série específica ou a utilização de papel especial;

    • Legislação: Orientamos consultar a legislação atual para maiores detalhes sobre a emissão de NFC-e em modo Contingência.
      Acesse o link http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx e na parte do site localizada no caminho Documentos / Manuais acesse o documento: "Manual de Especificações da Contingência Offline para NFC-e."



1 - Configuração Parâmetro NFC-e


Rotina:Filiais
Programa:CBA001
Localização:Cadastros Básicos / Filial / Filiais / Manutenção / Cadastro


Acesse a localização indicada acima para realizar a conferência, a seguir pressione Enter até a tela de Dados Complementares e confira se o campo "Uti.NFCe" está configurado como "S" - Sim que significa que a empresa utiliza NFC-e -Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.



Observação: Somente se a filial utilizar o processo de emissão de NFC-e que funcionará o processo de correção de NFC-e.


2 - Envio das NFC-e -Autorização


Após normalizar os impedimentos que impossibilitaram a comunicação com a SEFAZ, consequentemente as NFC-e emitidas em Contingência deverão ser enviadas para Sefaz para serem autorizadas.


2.1 - Processamento NFC-e Emitidas em Contingência


Rotina:Processar Contingência Off-Line
Programa:Frente de Loja
Localização:F4 - Menu Fiscal


O procedimento de reenvio das notas emitidas em contingência deverá ser efetuado no Produto Frente de Loja através da rotina citada no caminho acima.


Digite a opção F4 - Menu Fiscal.



Após selecionar a opção "Processar Contingência Offli" pressione Enter.



Logo a seguir será exibido o painel com as NFC-e's emitidas em contingência Offline, é necessário clicar em "Iniciar Processamento" para enviar à SEFAZ.






2.2 - Validação e Conferência das NFC-e Emitidas em Contingência


Rotina:Notas Processadas
Programa:Novo NF-e
Localização:Lançamentos / NF-e / Notas Processadas


Exemplo de notas processadas:



Para consultar o retorno de gravação da NF-e/NFC-e Autorizada no Sistema Integral acesse o documento: Dúvida | Como Verificar Status Retorno NF-e Autorizada Integral?

Para consultar o retorno de gravação da NF-e/NFC-e Rejeitada no Sistema Integral acesse o documento: Dúvida | Como Consultar Retorno Rejeição NF-e Integral?



2.3 - Conferência NFC-e Emitida em Contingência


Quando a NFC-e é emitida em contingência é retornado um arquivo XML com a gravação da operação realizada, porém não possui o Protocolo de Autorização da SEFAZ, pois a nota não foi enviada para Autorização.


Na conferência do arquivo XML na Tag "TpEmis" será gravado 9 = Contingência OFF-LINE (NFCe), como é possível verificar nas imagens a seguir.




Observe que o XML retornado não possui as Tags (Campos) contendo o Protocolo de Autorização da SEFAZ.



2.4 - Conferência NFC-e Emitida em Contingência - Autorizada


Rotina:Notas Processadas
Programa:Novo NF-e
Localização:Lançamentos / NF-e / Notas Processadas


Após realizado o procedimento de envio das NFC-e emitidas em contingência para a SEFAZ utilizando o Sistema Frente de Caixa, logo a seguir as notas que não apresentarem divergências na validação pela SEFAZ irão aparecer em destaque na cor Verde com a "Situação Autorizada".



Na conferência do arquivo XML na tag "TpEmis" manterá gravado 9 - Contingência OFF-LINE (NFC-e) para manter o histórico da nota fiscal emitida.

No arquivo XML retornado será gravado as Tags (Campos) contendo o Protocolo de Autorização da SEFAZ.




Para as NFC-e emitidas em contingência, que forem enviadas para SEFAZ para serem autorizadas no mesmo dia que ocorreu a emissão, o status da NFC-e será gravado como "100 - Autorizado o uso da NFE".




Para as NFC-e emitidas em contingência, que forem enviadas para SEFAZ para serem autorizadas em dia posterior ao dia que ocorreu a emissão, o status da NFC-e será gravado como "150 - Autorizado o uso da NF-e, autorização concedida fora de Prazo".




3 - Correção dos dados na NFC-e


Caso a situação da nota fiscal ao ser reenviada a Sefaz tenha o retorno de "Rejeição", será possível realizar a correção dos dados no Sistema Integral e enviar novamente a nota para ser autorizada.


Observações:


      • Não será permitido editar os dados do produto na rotina do cupom, contido na movimentação, como por exemplo: quantidade, preço unitário, descontos, acréscimos, dentre outros;
      • Somente está liberado para correção os dados cadastrais fiscais com irregularidade como por exemplo: NCM, CST, CFOP, dentre outros.


A seguir é possível observar um exemplo de correção de uma NFC-e que após ser reenviada a SEFAZ teve seu retorno com Rejeição e será preciso corrigir os dados para que ela seja autorizada.



No exemplo acima é possível verificar a divergência de CFOP e CSOSN informados no item. O Sistema Integral possui duas opções de rotina que podem ser executadas para realizar a correção deste erro:


      • Manutenção da Nfe;
      • Altera por Faixa Nfe;


3.1 - Correção dos dados na NFC-e - Manutenção NF-e


Rotina:Entradas / Saídas
Programa:SPD054
Localização:SPED EFD - NFe NFCe / Nota Fiscal / SPED


Acesse a localização indicada acima e informe o número da nota no campo Doc, a seguir pressione "PageDown" para carregar os dados da NFC-e, confira se realmente é a nota que deseja realizar a alteração.


Para NFC-e o modelo da nota será 65 e a série será preenchida com o número do caixa.



Após conferido os dados da primeira tela da NFC-e a ser alterada, no campo "Tp Emi" digite "F7" para acessar a tela dos itens, logo em seguida digite "F2" para selecionar o item que deseja realizar a alteração.


Neste exemplo observe que foi gravado para o Item de CSOSN 500 (Produto ST) um CFOP 5102 (Tributado).



Após identificar o que deve ser alterado no Item, deverá pressionar "Enter" até o campo desejado, neste exemplo será alterado o CFOP de 5102 para 5405.



Após executar os procedimentos, a nota deverá ser reenviada para ser autorizada, seguindo as orientações dos itens 5, 6 e 7 descritos abaixo.


Observação: Caso o processo de correção através dessa rotina não seja viável, é possível optar pela opção de realizar a correção através do passo "4.2 - Correção dos Dados na NFC-e - Altera por Faixa".


3.2 - Correção dos dados na NFC-e - Altera por Faixa


Rotina:Altera Movimento por Faixa
Programa:SPD313
Localização:SPED EFD - NFe NFCe / Ferramentas / Altera por Faixa


Acesse a localização citada acima para rodar a rotina Altera por Faixa que irá fazer a correção dos dados.


Observação:

        • Antes de executar esta rotina realize o backup dos arquivos referente a movimento de notas.
        • Esta rotina corrige os dados cadastrais contidos na movimentação das notas, substituindo o conteúdo contido na NF/NFC-e pelo do cadastro, por isto, antes de executá-la deverá ser ajustado o cadastro de produtos.


No exemplo abaixo será corrigido dados de CFOP inválido na nota, mas existem outras opções para correção nesta rotina.



Informações importantes sobre os campos acima:


Ent/Saída:Informe "S" para notas fiscais de "Saída".
Movimento:Informe o movimento da NFC-e (95).
Faixa Doc:Informe o número da nota que está sendo corrigida.
CSOSN:Marque com um S para indicar que será realizadas correções nesse campo na nota.