Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral14/11/2017Lucas de AguiarEdna Abreu

Dúvida:


Como Funciona a Gravação dos Dados referente ao valor do ICMS do Fundo de Combate a Pobreza (FCP) e ICMS ST das notas fiscais de entrada na versão 4.0 no Sistema Integral?

Sumário:


Solução:


O calculo do ICMS e do ICMS ST referente ao FCP (Fundo de Combate a Pobreza) não será mais realizado sobre a alíquota de ICMS, passando a ser realizado em cima da alíquota própria. O percentual continuará sendo calculado em cima da base do ICMS.


Para o cálculo do ICMS ST, também não será mais agrupado a alíquota sendo seu cálculo feito de forma separada. Este valor do FCP será adicionado ao preço de mercadoria.


Para as entradas de nota fiscal através da importação do arquivo .xml que contenha dados do ICMS FCP (Fundo de Combate a Pobreza) e ICMS FCP ST (Fundo de Combate a Pobreza Retido), deverá salvar os valores nos campos novos criados na entrada 4.0 (FCP/FCP ST).


Pré - Condição:

Informações Importantes:

Para as entradas realizadas de forma manual sem a importação do xml, não é permitido passar nos novos campos do FCP, sendo a gravação dos valores relacionados ao FCP ICMS e FCP ST de acordo com a versão 3.10. A alíquota do FCP somada na alíquota de ICMS ou ICMS ST, e não serão informados ou calculados os valores nos novos campos de FCP.



Segue abaixo um exemplo de XML e a gravação na entrada de nota das informações de ICMS FCP e ICMS FCP ST.


1 - Entrada de Nota Fiscal


A gravação no XML do percentual e valor do ICMS FCP Retido é realizada separadamente da alíquota do ICMS ST e valor do ST.

      • Campos referente ao ICMS ST: Percentual do ICMS ST (pICMS) + Valor do ICMS ST (vlCMSST);
      • Campos referente ao FCP ST: Valor do FCP Retido (ST) (vFCPST) + Valor do Percentual do FCP Retido (ST) (pFCPST);

1.1 - Importação Entrada XML - Gravação do ICMS FCPST Retido


Gravação dos campos no arquivo .XML.



Rotina:Entrada Compra
Programa:MOV205
Localização:Administração de Materiais / Gestão de Estoque / Gerenciamento de Filial / Entradas e Saídas / Movimentação / Entrada / Compra / Mercadoria


Acesse a localização acima para acessar a rotina Entrada Compra.

Tela de Entrada de Nota via importação do XML


Observe que o item das imagens a seguir é do tipo ST (Substituição Tributária). Na tela dos dados do item, o valor do FCP retido por ST fica gravado no campo (vFCP) separado do valor do ICMS ST e a alíquota do ICMS ST permanece a mesma sem adição da alíquota do FCP ST.

Tela de Entrada de Nota via Importação do XML


Tela de dados do Item



1.2 - Importação Entrada XML - Gravação do ICMS FCP


A gravação no XML do percentual e valor do ICMS FCP é realizada separadamente da alíquota do ICMS e valor do ICMS.

        • Campos referente ao ICMS: Percentual do ICMS (pICMS) + Valor do ICMS (vICMS);
        • Campos referente ao ICMS FCP: Valor do FCP (vFCP) + Valor do Percentual do FCP (pFCP);


Exemplo de XML



Tela de Entrada de Nota via Importação do XML


Observe que este item é B, ou seja, tributado. Na tela dos dados do item, o valor do FCP fica gravado no campo (vFCP) separado do valor do ICMS e a alíquota do ICMS permanece a mesma sem edição da alíquota do FCP.


 

Observações: Os campos FCP ICMS e FCP ST foram adicionados na 1ª tela do lançamento da nota fiscal, e no lançamento dos itens foi incluído o campo "VFCP" que será gravado o valor de ICMS FCP e ICMS FCP ST, essas informações serão carregadas automaticamente do XML.