Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral02/10/2017Lucas de AguiarEdna Abreu

Dúvida:


Como Vincular a Conta Contábil de Crédito e/ou Débito pelo CFOP no Sistema Integral?

Sumário:


Solução:


Para vincular a Conta Contábil de Crédito e/ou Débito por CFOP deverá ser realizado uma configuração na rotina Manutenção Fiscais-Contábeis-Códigos.


Observação: Para realizar a configuração da conta, é necessário que ela seja cadastrada na rotina de Plano de Contas Contábilcaso tenha dúvida sobre como cadastrar, consulte o documento: Dúvida | Como Incluir Contas Sintéticas Analíticas Plano Contas Contábil Integral?


1 - Vinculando Conta Contábil pelo CFOP


Rotina:Manutenção Fiscais - Contábeis - Códigos
Programa:FIS205
Localização:Administração Fiscal / Tabelas / Fiscais - Contab - Códigos / Manutenção


Acesse a localização acima para realizar a vinculação por CFOP:

Tela Vinculação Conta Contábil


Campos referentes a tela acima:


Loja:Informe o código da loja para a vinculação ou deixe em branco para vincular a todas.
Código Fiscal:Informe o CFOP a ser vinculado a conta Contábil.
V-Ista P-razo:Selecione o tipo de pagamento da nota se será à Vista ou à Prazo, digite P - Prazo ou V - Vista.
Conta Débito:Informar a Conta Débito que será gravada na movimentação correspondente ao CFOP.
Conta Crédito:Informar a Conta Crédito que será gravada na movimentação correspondente ao CFOP.


Abaixo segue alguns exemplos de vinculação por CFOP, desta forma é necessário atentar para os campos citados anteriormente.


Exemplo 1:

No exemplo a seguir no CFOP 1102 o campo V-ista e P-razo está setado com a opção V e o campo Conta Débito foi preenchido com o número da conta. Sendo assim para todas as movimentações de nota que contiverem o CFOP 1102 e forem com tipo de pagamento À vista terá a conta vinculada no Campo Conta Débito enviada para o registro do SPED.

Tela Vinculação CFOP 1102 -  Vista


Observação: As configurações acima também devem ser realizadas caso realize operações de compras com o tipo de pagamento a prazo para o mesmo CFOP, sendo que o campo V-ista P-razo deverá ser setado com P.


Exemplo 2:

No exemplo a seguir no CFOP 5102 o campo V-ista e P-razo está setado com a opção V e o campo Conta Crédito foi preenchido com o número da conta. Sendo assim para todas as movimentações de nota que contiverem o CFOP 5102 e forem com tipo de pagamento À vista terá a conta vinculada no Campo Conta Crébito enviada para o registro do SPED.

Tela Vinculação CFOP 5102 - Vista


Observação: As configurações acima também devem ser realizadas caso realize operações de compras com o tipo de pagamento a prazo para o mesmo CFOP, sendo que o campo V-ista P-razo deverá ser setado com P.


Exemplo 3:

No exemplo a seguir no CFOP 5927 o campo V-ista e P-razo não será preenchido e o campo Conta Crédito foi preenchido com o número da conta. Sendo assim para todas as movimentações de nota que contiverem o CFOP 5927 que representa Perdas Eventuais significa que não será realizado um tipo de pagamento à vista ou à prazo, por isso o campo não será marcado.



Observações Gerais: