Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral19/06/2017Wellington FélixThatiana Paula
Integral25/02/2019Priscilla BárbaraAfonso Soares


Cadastrando Administradoras de Cartões


O cadastro de Administradoras de Cartões é necessário para o controle financeiro. Lembrando que, para o controle financeiro desta movimentação e utilização correta é necessário treinamento específico.


1 - Cadastro das Operadoras como Clientes


Rotina:Clientes - Inclusão
Programa:CBA039
Localização:Cadastros Básicos / Clientes / Inclusão


Antes de realizarmos as vinculações e definirmos os parâmetros necessários é preciso cadastrar as administradoras de cartões como cliente.


Para realizar este procedimento, consulte o documento Manual | Cadastrar Cliente Integral.


2 - Definição dos Parâmetros da Administradora


Feito o cadastro da administradora como cliente, iremos definir os parâmetros da regra de negócio.


2.1 - Administradoras de Cartões de Crédito e Débito


No quadro exemplo abaixo, veremos como definir os parâmetros da regra de negócio das Administradoras de Cartões de Crédito e Débito.


Rotina:Cartão / Tickets - Alteração
Programa:CBA501
Localização:Cadastros Básicos / Administração de Cartão - Tickets / Alteração


Para abrir a rotina, acesse a localização citada acima.




Na primeira parte dos cadastros os dados básicos são trazidos do cadastro realizado anteriormente na rotina de clientes, sendo necessário informar apenas o Contato (opcional) e Conta de Reembolso (obrigatório).


O que diferencia as administradoras entre Cartões e Tickets é o campo Cartão/Ticket, como podemos visualizar na imagem acima.


Ao preencher este campo com (C) = Cartão ou (T) = Ticket, uma nova tela é aberta para a definição das taxas, parcelas e datas de vencimento, como veremos abaixo:


Parâmetros Cartão de Débito



Observação: Pode ser usado a mesma Administradora de Cartão para mais de uma forma de pagamento, vinculando pelo Tipo Gerencial ou por Loja.


Ao informar 00 no campo parcelas o sistema entende que esta parametrização é referente aos Cartões de Débito, sendo necessário o preenchimento dos campos abaixo:


Taxa:Taxa de repasse para a Administradora de Cartão sobre as vendas em Débito.
Dias 1a ou D1:Dias para o primeiro vencimento, geralmente informado um dia que é o Tempo de Compensação.
A partir da 2a ou D2:Dias para o segundo vencimento, sempre tratado como zero, pois Cartões de Débito possuem apenas uma Parcela.
SDom/Fer/Arred:Estes parâmetros definem que se a venda for efetuada no sábado, domingo ou feriado a mesma será considerada no próximo dia útil, se estiver configurado para S (sim).
Dias Compensação:Número de Dias que as vendas levam para compensar após a data de vencimento devido a Processamento Bancário.
Regra Recebimento:Regra a ser utilizado na definição das Datas de Vencimento, para Cartões de Débito o padrão é a regra 01.


Parâmetros Cartão de Crédito



Para parametrização de Cartões de Crédito o campo Parcela, deve ser preenchido com o número de parcelas. Exemplo: Para uma única parcela, deve se informar 01.


Para Cartões que permitem várias parcelas, deve-se cadastrar cada parcela informando seu número correspondente. Exemplo: O cartão permite parcelamento em até três vezes, é necessário cadastrar a parcela 01 informando todos os seus dados, a parcela 02 e 03 seguindo a mesma regra.


Os demais campos, devem ser preenchidos utilizando os mesmos critérios informados anteriormente na parametrização dos Cartões de Débito, com exceção do campo Regra Recebimento que deve ser preenchido de acordo com a regra de negócio da Administradora.


2.2 - Administradoras de Cartões Ticket


O mesmo procedimento realizado no cadastro de Administradoras de Cartões de Crédito e Débito, deve ser realizado com as Administradoras de Ticket, informando os dados no campo Contato (opcional) e Conta para Reembolso (obrigatório).



O campo Cartão/Ticket, deve ser preenchido com a letra (T) = Ticket para que a tela de parametrização seja exibida.



Parametrização de Cartões Ticket


Na parametrização da regra de negócio das Administradoras de Ticket para data de vencimento o sistema permite informar diferentes taxas, datas de vencimento e períodos de acúmulo por Filial.


Informações importantes referente aos campos da tela acima.


Taxa%:Percentual de Taxa de Repasse para a Administradora.
Dia Semana:

Dia para abertura do Período de Acúmulo, caso informado com 0 o sistema trata a regra como dia fixo de vencimento, considerando o dia informado no D.Prazo.

Caso a Administradora não possua um período fixo para vencimento, deve se informar 9 no campo Dia Semana para que o sistema abra uma opção onde possa informar os ciclos e prazos da Administradora.

D.Acum:Dias de Acúmulo dos Lançamentos definidos pelo período da Administradora.
D.Prazo:Dias de Prazo para os Lançamentos que estão dentro do Período de Acúmulo ou Vencimento Fixo.
3 - Relatório do Cadastro de Administradoras de Cartões


Rotina:Cartão / Tickets
Programa:CBA502
Localização:Cadastros Básicos / Administradoras de Cartão - Tickets / Relatório


Para emitir o relatório, consulte o documento Dúvida | Como Emitir Relatório Cadastro Administradoras Cartões Integral?.