Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Supervisor14/03/2017Wellington FélixWellington Félix

Dúvida:


Como configurar o programa CesarFTP?

Solução:


Após a instalação do CesarFTP é necessário realizar uma configuração para que ele possa transferir os arquivos de carga (configurações, alterações, produtos entre outros) para os caixas (PAF-ECF). Caso utilize o sistema Gestor o CesarFTP deixa uma porta de conexão aberta para que o sistema Gestor faça a importação dos arquivos de cupons que estão nos caixas corretamente.


Observação: Nesse exemplo, estamos utilizando uma máquina com: Sistema Operacional Windows 7 - 32 bits, SGBD Postgres Instalado e SGBD Postgres Adaptado.


O primeiro passo é executar o arquivo CestarFTP.exe, se durante a instalação a opção de criar um ícone na área de trabalho foi marcada, um atalho para o CesarFTP.exe foi criado.

 

Atalho para o CesarFTP

 

Caso não tenha o atalho na área de trabalho, siga os procedimentos abaixo para encontrar o executável do CesarFTP.


Clique no botão Iniciar na área de trabalho, selecione Computador e depois selecione o Disco Local (C:), acesse a pasta Arquivos de Programas.


Observação: Dependendo da versão do Windows a pasta Arquivos de Programas pode estar com o nome Programs Files.

 

Encontrando Executável do CesarFTP



 

Dentro da pasta Arquivos de Programas, procure pela pasta CesarFTP e dentro da pasta CesarFTP, procure pelo executável CesarFTP.exe.


Acessando Pasta CesarFTP

 

Executável CesarFTP

 

Para criar um atalho desse arquivo na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse sobre o executável e selecione a opção Enviar para e depois Área de trabalho (criar atalho). Feito isso, volte para área de trabalho do Windows e execute o atalho do CesarFTP.

 

Criando Atalho do CesarFTP

 

Executando Atalho do CesarFTP

 

Primeiro, deve-se desativar o servidor FTP clicando no semáforo no canto superior esquerdo, após o clique o semáforo ficará vermelho indicando que o servidorFTP está parado.

 

Desativando Servidor FTP


 

Agora, clique na opção de usuários, no ícone do boneco com camisa preta. Na próxima tela, clique na opção Add User para criamos um novo usuário no programa.

 


 

Criando Novo Usuário

 

Na opção User/Group name, digite as letras pdv, na opção Login, digite letras pdv, marque a caixa na opção de password e digite nesse campo as mesmas letras pdv e clique na opção File Access Rights.

 

Configurando Usuário Criado

 

Tela File Access Rights

 

Observação: As letras pdv devem ser digitadas em caixa baixa.


Na tela de File Access Rights, no canto superior esquerdo, abra na caixa com o sinal de + a opção Computador depois Disco Local C: e todas as pastas que se encontram dentro desse diretório serão listadas.

 

Listando Pastas que estão dentro de Disco Local C:

 

Precisamos mover as pastas clientes, ONLINE, RETAG e SUPERVISOR para o nosso usuário pdv criado no CesarFTP, clique e segure o botão esquerdo do mouse sobre cada pasta e arraste até o ícone do computador que está com o nome pdv, que se encontra no canto inferior esquerdo da tela, solte o botão esquerdo do mouse sobre o ícone e a pasta arrastada aparecerá abaixo do ícone pdv. Repita o processo com as outras pastas.

 

Adicionando Pastas ao Usuário PDV


 

Observação: Arraste para o usuário pdv, somente as pastas solicitadas acima.


Agora é necessário dar permissão em todas as pastas e também no usuário pdv, clique no ícone do usuário pdv e na parte inferior da tela, marque todas as opções (Read, Write, Delete, Append, List, Delete, SubDirs Access e Make), exceto a opção Inherit. Faça o mesmo procedimento em todas as pastas que estão abaixo do usuário pdv.

 

Adicionando Permissão as Pastas e ao Usuário PDV


 

Observação: Ao clicar nas pastas abaixo do ícone de usuário pdv, as opções (Read, Write, Delete, Append, List, Delete, SubDirs Access e Make) estarão bloqueadas, para desbloqueá-las, desmarque a opção Inherit.

 

Desbloqueando Permissões da Pasta clientes


 

Repita o mesmo processo nas pastas ONLINE, RETAG e SUPERVISOR. Todas as pastas devem estar com as opções (Read, Write, Delete, Append, List, Delete, SubDirs Access e Make) marcadas e a opção Inherit desmarcada. Ao término, clique no botão Close que se encontra no conto superior esquerdo da tela.

 

Saindo da Tela de Configurações

 

Observação: Antes de fechar a tela na opção Close, confira se o usuário pdv e as pastas clientes, ONLINE, RETAG e SUPERVISOR estão com todas as permissões ativadas, exceto a opção Inherit.

Na tela de Usuário clique em Ok.


Confirmando Alterações

 

Ative o servidorFTP novamente clicando no ícone do semáforo no canto superior esquerdo da tela, a luz verde irá acender indicando que o programa está ativo.

 

Ativando servidorFTP

 

Observação: Após realizar os procedimentos acima e ativar o CesarFTP novamente, não feche o programa, deixe-o minimizado, caso o programa CesarFTP não irá transferir os arquivos.

 

Minimizando CesarFTP

 

Agora o CesarFTP está configurado em sua máquina.