Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral04/07/2019Priscilla BárbaraAnibal Melo

Dúvida:


Como Funciona o Cancelamento da NFC-e na Rotina de Fechamento de Caixa no Integral?


Sumário:



Solução:


1 - Verificando as Gravações do Cupom NFC-e no Sistema


O procedimento para realizar o fechamento de caixa para os cupons referentes ao NFC-e é da mesma maneira que o cupom normal (para mais informações, consulte o documento " Manual | Realizar Fechamento Caixa Integral "), ressaltando que o cupom deverá estar importado e estar na rotina do contas a receber, para que seja possível realizar a conferência e marcação na rotina de fechamento de caixa.


1.1 - Consultando a Importação do Cupom NFC-e


É importante conferir a importação do cupom, pois se o mesmo não estiver importado não aparecerá no relatório de fechamento de caixa (conferência diária).

Rotina:Cupons Vendas
Programa:AUT410
Localização:

Vendas - Automacao / Cupons - Consultas / Fechados


Para consultar os cupons NFC-e importados, acesse a localização citada acima. Para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Consultar Cupons Importados Integral? ".






Ao acessar a rotina, no campo Ref, informe o mês e o ano; no campo Dia, informe o dia que deseja pesquisar e no campo Caixa, o número do caixa. No exemplo abaixo, o cupom é o 18840, referente a NFC-e14380 do caixa 02 e tipo gerencial 548.

Para consultar se o cupom está no financeiro, pressione a tecla F7 (Totalizadoras) e sem seguida, a tecla F5 (Contas a Receber).

OBSERVAÇÃO: A consulta no financeiro (contas a receber) também poderá ser realizada através do caminho " Administracao Financeira / Contas a Receber / Lancamentos / Manutencao / Alteracao / Individual ", conforme o documento " Dúvida | Como Consultar Lançamento Contas Receber Integral? ".

Consultando o Contas a Receber - Tecla F7


Consultando o Contas a Receber - Tecla F5

Tela do Contas a Receber

1.2 - Gerando o Relatório de Conferência Diária


Uma vez que o cupom consta no sistema é possível realizar a conferência e marcação na rotina de fechamento de caixa, conforme o documento " Manual | Realizar Fechamento Caixa Integral ". O relatório conferência de caixa, conhecido também como relatório de fechamento de caixa, mostrará os cupons referentes as NFC-e que foram importados e se foram marcados durante a conferência (" digitado ").

 

Rotina:Fechamento de caixa
Programa:VEN818
Localização Integral:Movimento - Caixa / Lancamentos / Relatorio / Conferencia / Diaria


Para gerar o relatório conferência diária, acesse a localização citada acima. Para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Emitir Relatório Fechamento Caixa Integral? ".






Ao acessar a rotina informe os dados para emissão do relatório, referente ao cupom consultado.




Abaixo segue o exemplo da tela com os campos informados.




Para visualizá-lo, pressione a tecla F8, informe o nome dado ao Spool e pressione a tecla Enter para visualizá-lo na tela. Se desejar visualizar em pdf, em seguida, deverá pressionar a tecla P para gerar na pasta /u/rede/rel-pdf (conforme exemplo abaixo).



Observe no exemplo acima, que os valores referentes a importação do cupom aparece na coluna ECF e digitação do fechamento de caixa aparece na coluna Digitado.


2 - Cancelando a NFC-e no Sistema Integral

 

Rotina:Cancelamento
Programa:MOV338
Localização Integral:SPED EFD - NFe NFCe / Gestao NFe-NFCe / NFCe / Manutencao / Cancelamento / Cancelamento


Para cancelar a NFC-e no sistema Integral, acesse a localização citada acima. Para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Cancelar NFC-e Prazo Normal Integral? ".






Ao acessar a rotina, informe os dados da NFC-e.



Após informados os dados da NFC-e, pressione Enter ou S para confirmar o cancelamento, conforme o exemplo abaixo.



Após a confirmação do cancelamento da NFC-e no sistema, a mesma será excluída do movimento do Sped, o seu respectivo cupom do contas a receber (visto no subtópico 1.1 - Consultando a Importação do Cupom NFC-e) e da consulta dos cupons importados (visto no subtópico 1.1 - Consultando a Importação do Cupom NFC-e), e consequentemente dos arquivos do Sintegra e do Sped (após serem gerados novamente).

OBSERVAÇÕES:

  • Caso o lançamento esteja como pago no contas a receber, será necessário realizar primeiramente o estorno do lançamento. Para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Estornar Lançamento Individual Contas Pagar Integral? ".
  • Após o cancelamento o cupom será movido para a rotina de consulta de cupons cancelados. Para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Consultar Cupom NFC-e Cancelado Integral? ".
  • Para consultar se o cupom saiu do financeiro, poderá seguir o mesmo procedimento visto no subtópico 1.1 - Consultando a Importação do Cupom NFC-e, no qual a diferença é que na tela não deverá aparecer nenhuma informação do cupom .


3 - Gerando o Relatório de Conferência Diária Após Cancelamento da NFC-e


Rotina:Fechamento de caixa
Programa:VEN818
Localização Integral:Movimento - Caixa / Lancamentos / Relatorio / Conferencia / Diaria


Após o cancelamento, pode-se gerar novamente o relatório de conferência de caixa para certificar que as informações do cupom não aparecerá mais na coluna ECF, ou seja, não terá nenhum valor, correspondente ao cupom da NFC-e. Isso implica que após o procedimento tanto o cupom como a NFC-e foram excluídos do sistema, restando apenas na consulta de cupons cancelados.