Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Frente Avanço27/05/2019Priscilla BárbaraHeberth Minelli

Sumário:



Configuração do Chama Fila


Neste manual será mostrado a configuração necessária para o funcionamento do chama fila no Frente de Loja.


1 - Funcionamento do Chama Fila


O sistema chama fila substitui e poupa a operadora de caixa de ficar falando em voz alta as frases “ CAIXA LIVRE”  e “PRÓXIMO” ou até mesmo o trabalho dos gerentes de caixa ficar direcionando os clientes aos caixas livres. Diante disso, toda vez que um caixa estiver livre para atendimento, será exibido em tela que o mesmo está livre para atendimento, seja em uma TV ou Monitor, situado em um ponto estratégico no supermercado. Seria como uma sala de espera em um consultório médico, onde se apresenta qual guiché está livre para o atendimento.


2 - Habilitando o Chama Fila no Supervisor

A Comunicação é realizada através de um WebService pelo protocolo http. Para que o sistema do frente de loja possa realizar a comunicação com o painel é necessário configurar a URL no supervisor. 

IMPORTANTE: A URL tem a seguinte definição: http://ip-do-painel:porta/chamafila/V1/avanco/post, sendo que o ip-do-painel e a porta deverão ser substituídos pelo endereço de IP e a porta disponibilizados pelo chama fila.


Para configurar a URL no supervisor CLIQUE na opção PARÂMETROS, situada na lateral do sistema, e em seguida, CLIQUE na aba Opções 8. MARQUE a opção “ Chama Fila” para informar a URL desejada, e em seguida, CLIQUE na opção Gravar, situada na lateral do sistema, conforme o exemplo abaixo. 


OBSERVAÇÃO: A configuração no supervisor será a mesma independente das versões operacionais do Frente de Loja, seja ele Linux ou Windows.



3 - Enviando a Carga para o Frente de Loja


Para que os caixas funcionem com o Chama Fila, após realizada a configuração no supervisor, será necessário enviar a carga dessas informações (parâmetros) para os caixas.

OBSERVAÇÃO: Atentar sobre o sistema operacional dos caixas, pois existe diferença no envio da carga.


3.1 - Enviando a Carga para o Frente Windows

Rotina:Gerando Arquivos para: Windows
Localização:Exportação / Frente Avanço (Linux/Windows)


Para enviar a carga para os caixas do Frente Windows, acesse a localização citada acima.
Apo acessar a rotina Gerando Arquivos para Windows, MARQUE a opção Banco de Dados PAF/ECF Windows, e em seguida, CLIQUE na opção Exportar, conforme o exemplo abaixo.




OBSERVAÇÃO: Como não existe uma tabela separada para envio de informações, a carga é realizada enviando o banco de dados completo.


3.2 - Enviando a Carga para o Frente Linux

Rotina:Gerando Arquivos para: Linux
Localização:Exportação / Frente Avanço (Linux/Windows)


Para enviar a carga para os caixas do Frente Linux, acesse a localização citada acima.
Apo acessar a rotina Gerando Arquivos para Linux, MARQUE a opção Parâmetros do Sistema/NFC-e, e em seguida, CLIQUE na opção Exportar, conforme o exemplo abaixo.



OBSERVAÇÕES:

  • Para o Frente Linux existe tabelas separadas, sendo assim, para o envio de informações dos parâmetros, deve-se marcar a tabela específica, conforme o exemplo abaixo.
  • Quando se habilita este recurso para o Frente Linux, perde-se o uso do descanso de tela dinâmico no PDV, pois essa função só é possível utilizar uma das opções e não as duas juntas.


4 - Funcionamento no Frente de Loja

A cada 10 segundos, será enviado automaticamente para o painel o número do caixa livre pra atendimento, assim que iniciar a abertura do cupom, o caixa deixa de estar livre no painel.

IMPORTANTE: Para informações detalhadas dos arquivos de retorno do funcionamento do Chama Fila no Frente de Loja, consulte o documento: " Manual | Funcionamento Chama Fila Frente Loja " (disponível apenas para o suporte).


  • No labels