Page tree

Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.


SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral18/01/2019Priscilla BárbaraNilma Almeida
Integral22/04/2019Priscilla BárbaraLetícia Silva
Integral09/05/2019Priscilla BárbaraEdna Abreu
Integral25/06/2019Priscilla BárbaraCarlos Alberto

Dúvida:


Como Consultar NFC-e com Alerta para Realizar Cancelamento Extemporâneo no Integral?


Sumário:


Table of Contents
maxLevel5
minLevel4


Solução:


Quando é realizada a venda no Frente de Loja em contingência e as pendências são processadas após 30 min até 24 horas (dependendo do Estado), poderão ocorrer cancelamentos das NFC-e´s, porém, como já passou o prazo para cancelamento, serão gerados os cupons com o Registro 33 na pasta do dia do processamento, possibilitando a importação para o Integral e alertando que deverá ser feito o cancelamento extemporâneo.

OBSERVAÇÕES:

Cada Estado possui sua particularidade em relação ao cancelamento fora do prazo, sendo assim, é necessário verificar previamente qual o melhor procedimento a ser adotado no Estado em que está trabalhando.

Exemplos:

  • Minas Gerais não aceita cancelamento extemporâneo, pois o prazo para cancelar é de até 30 minutos após a emissão, passado este tempo deverá ser emitida uma NF-e de Entrada Devolução (modelo 55) referenciando a NFC-e.
  • No Espirito Santo não aceita cancelamento extemporâneo, pois o prazo para cancelar é de até 30 minutos após a emissão, passado este tempo deverá ser emitida uma NF-e de Entrada Estorno (modelo 55) referenciando a NFC-e.Para realizar o estorno seguir os passos de acordo com a documentação: " Dúvida | Como Realizar Estorno NFC-e Integral? ".
  • E alguns Estados ainda aceitam o cancelamento extemporâneo. Para realizar o cancelamento extemporâneo seguir os passos de acordo com a documentação: " Dúvida | Como Realizar Cancelamento NFC-e Extemporâneo Integral? ".


Para mais detalhes do funcionamento da contingência no Frente de Loja, consulte o documento: " Dúvida | Como Funciona NFC-e Contingência Integral? ".

Para mais detalhes do funcionamento completo de cancelamento da NFC-e e os tipos, consulte o documento: " Manual | Procedimentos Completo Cancelamento NFC-e Integral".

Para mais detalhes sobre os relatórios e conferencias da NFC-e, consulte o documento: " Manual | Procedimento Completo Gerar Relatórios Conferências NFC-e Integral ".


1 - Importando os Cupons

       

Os cupons são importados automaticamente, porém, caso o usuário prefira importá-los manualmente, o mesmo deverá seguir os passos descritos no documento " Dúvida | Como Importar Cupons Manualmente Integral? ". 


2 - Consultando os Cupons Importados

    

Rotina:Cupons Cancelados Extemp
Programa:SPD262
Localização:SPED EFD - NFe NFCe / Gestao NFe - NFCe / NFCe / Consultas de Cupons / Cancelamento Pendente


Para consultar os cupons não importados, acesse a localização citada acima.




Ao acessar a rotina, informe no campo Ref o mês e ano,  para verificar as NFC-e importadas , conforme exemplificado na tela abaixo.



Em seguida, pressione a tecla Enter para verificar todos os dias desse mês ou informe o dia desejado no campo Dia

Serão exibidos, em sequência, os cupons que deverão ser feitos o cancelamento extemporâneo, conforme exemplo abaixo.



OBSERVAÇÃO: Os cupons em contingência que foram importados após o prazo de cancelamento, que pode ser de 30 minutos à 24hs (tempo varia para cada estado),  serão gravados no integral somente para alertar que é necessário realizar o cancelamento extemporâneo, NF-e de Estorno ou Entrada Devolução.


3 - Consultando a Gravação dos NFCe no Sped

    

Rotina:Entradas / Saídas
Programa:SPD054
Localização:SPED EFD - NFe NFCe / Nota Fiscal / Sped


Caso deseje consultar a NFC-e importada para realizar  o Cancelamento extemporâneo ou o Estorno seja feito, acesse a localização acima. Para mais informações de como consultar um lançamento no sped fiscal, consulte o documento: " Dúvida | Como Consultar NF-e SPED Integral? ".