Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral28/06/2017Wellington FélixWilker Kunert


Realizando Fechamento de Caixa no sistema Integral


1 - Verificando Cupons Importados


Rotina:Posição dos Caixas
Programa:VEN812
Localização:Movimento - Caixa / Lançamentos / Relatório / Situação dos Caixas


Observação: O primeiro passo para realizar o Fechamento de Caixa é certificar que todos os Cupons Fiscais de Venda foram importados.


Para verificar, acesse a localização citada acima.



Informações importantes referente aos campos da tela acima:


Loja:Informe o Código da Loja que será realizado o Fechamento de Caixa.
Modelo:Modelo padrão do relatório é 01.
Data:Informe a Data de Emissão das Vendas.
Arq/Impress:Digite (A) para gerar um Arquivo ou (I) para imprimir diretamente na Impressora.
Nome Spool:Digite um Nome para o arquivo caso tenha informado a letra (A) no campo Arq/Impress.


Emitindo Relatório


Para visualizar o conteúdo do arquivo, pressione a tecla F8 (Visualizar) após gerar o arquivo e informe o Nome do Spool do arquivo e pressione a tecla ENTER.


Visualizando Relatório no Integral



Relatório em Formato PDF



Observe que, no relatório de exemplo da tela acima, temos as colunas:


CX:Código de cada Caixa PDV.
Impor-Cup:Corresponde ao Total dos Registros de Vendas oriundas da Importação de Cupons.
Cupom Z:Total de Registros de Vendas oriundos da Importação do arquivo de Redução Z.
Diferença:Sendo valores zerados, significa que todos os Cupons Importados correspondem ao Total do Cupom Z.


2 - Fechamento de Caixa 


Rotina:Fechamento de Caixa - Inclusão
Programa:VEN810
Localização:Movimento - Caixa / Lançamentos / Manutenção / Inclusão


Para abrir a rotina, acesse a localização citada acima.



Informações importantes referente aos campos da tela acima:


Loja:Informe o Código da Loja.
Data:Informe a Data de Movimento do Caixa.
Caixa:Informe o Código do Caixa.
Operador:Informe o Código do Operador de Caixa, o mesmo usado na Operação do Caixa PDV.
Tipo:Informe o Tipo Gerencial cadastrado no Plano de Contas ou tecle TAB para exibir em lista e escolher a opção que precisará para Digitação.


Observação: No sistema Integral existem duas maneiras de realizar a digitação de valores para o fechamento de caixa ao informar  o Tipo Gerencial:

      • por Digitação de Valores, Tipos Gerenciais cadastrados para não gravar no Contas a Receber (exemplo: Dinheiro);
      • por Marcação de Lançamentos, Tipos Gerenciais cadastrados para gravar no Contas a Receber (exemplo: Cartões e Cheques).


2.1 - por Digitação de Valores


Veja alguns exemplos de Tipos Gerenciais mais comuns de serem Digitados:



No exemplo acima, ao digitar no campo Tipo, o Tipo Gerencial 203 - VENDA DINHEIRO, o sistema habilitou o campo Valor para o usuário informar o montante de dinheiro recebido pelo movimento de caixa do operador.



2.2 - por Marcação de Lançamentos


Neste segundo exemplo, ao digitar no campo Tipo, o Tipo Gerencial 210 - VENDAS NOTA A PRAZO, o sistema abrirá a seguinte tela:



Serão exibidos lançamentos que foram gravados no Contas a Receber pela importação de cupons fiscais. Utilize as seguintes teclas para realizar a marcação de valores ao movimento de caixa:


F2 - Para marcar lançamento por lançamento. Na medida em que realiza a marcação por essa opção, o sistema marca o lançamento com o sinal de asterisco ( * ) ao mesmo tempo em que faz o somatório no campo Total. Após marcar o(s) lançamento(s), tecle ESC e em seguida ENTER para o valor total dos lançamentos marcados acumule no campo Entradas (Veja o campo em destaque na tela abaixo).

F11 - Para marcar todos os lançamentos da página. É interessante teclar Page Down para certificar que não há mais páginas a serem marcadas. Ao marcar por essa opção, o sistema irá ocultar os lançamentos na página (Veja a tela abaixo) ao mesmo tempo em que fará o somatório dos lançamentos marcados no campo Total. Após marcar o(s) lançamento(s), tecle ESC e em seguida ENTER para o valor total dos lançamentos marcados acumule no campo Entradas (Veja o campo em destaque na tela abaixo). 


Observação: Existem outras funcionalidades. conforme mostra a figura acima que são utilizadas para dar manutenção nos lançamentos durante o fechamento de caixa, vejamos:

        • F3 - Use essa opção para desmarcar lançamento;
        • F5 - Para trocar o tipo gerencial gravado no lançamento;
        • F6 - Serve para alterar a data de vencimento do lançamento;
        • F7 - Utilize para alterar o valor do lançamento;
        • F8 - Para alterar o cliente vinculado ao lançamento;
        • F10 - Utilize essa opção apenas para exibir os lançamentos marcados.




Conforme o exemplo acima, ao digitar o Tipo 211 - CARTAO PROPRIO, o sistema exibirá os lançamentos vindos da importação de cupons fiscais. Saiba que, esta operação ocorre quando o operador de caixa necessita efetuar a transação com o cartão do cliente para obter aprovação de crédito da compra registrada numa maquineta fora do recinto do caixa. Por isso, é importante conferir atentamente em cada comprovante impresso pela maquineta externa as seguintes informações: Bandeira, Modalidade (Débito, Crédito ou Parcelado) e Operadora que executou a transação para identificar em qual lançamento exibido em tela será feito a troca do Tipo Gerencial que possui a mesma descrição do comprovante.


Para efetuar a troca do Tipo, utilize a tecla F5 (Tipo). Logo,será exibido a seguinte tela:




No campo Tipo, informe o Tipo Gerencial correspondente ao comprovante de cartão impresso para localiza-lo, tecle DELETE para remover o tipo 211 - CARTAO PROPRIO POS, conforme a tela acima. Em seguida, tecle TAB ou F2 para que o sistema liste os Tipos Gerenciais existentes no Plano de Contas. Ao escolher o Tipo Gerencial, confirme a alteração.



Perceba que, após a alteração o lançamento sumiu da tela pois, ao realizar a troca do Tipo, o lançamento será movido para o Tipo Gerencial escolhido. Logo, tecle ESC e volte para a tela do fechamento de caixa.




Informe o Tipo Gerencial para onde o lançamento foi movido. No exemplo da tela acima, será o Tipo 276 - VISA CREDITO PARCELADO. Veja que, o lançamento está pronto para ser conferido e marcado para digitação de valor de fechamento de caixa. Assim, utilize as opções:


F2 - Para marcar lançamento por lançamento. Na medida em que realiza a marcação por essa opção, o sistema marca o lançamento com o sinal de ( * ) ao mesmo tempo em que faz o somatório no campo Total. Após marcar o(s) lançamento(s), tecle ESC e em seguida ENTER para o valor total dos lançamentos marcados acumule no campo Entradas (Veja o campo em destaque na tela abaixo).

F11 - Para marcar todos os lançamentos da página. É interessante tecla Page Down para certificar que não há mais páginas a serem marcadas. Ao marcar por essa opção, o sistema irá ocultar os lançamentos na página (Veja na tela abaixo) ao mesmo tempo em que fará o somatório dos lançamentos marcados no campo Total. Após marcar o(s) lançamento(s), tecle ESC e em seguida ENTER para o valor total dos lançamentos marcados acumule no campo Entradas (Veja o campo em destaque na tela abaixo).


Ao finalizar a digitação do fechamento de caixa do caixa do operador, opcionalmente, no campo Tipo, ao teclar F2 o sistema fornecerá uma prévia do resultado do fechamento de caixa, mostrando a diferença apurada do caixa. Caso não queira visualizar a prévia, siga para o próximo passo.




3 - Conferindo Fechamento dos Caixas


Rotina:Fechamento de Caixa
Programa:VEN818
Localização:Movimento - Caixa / Lançamentos / Relatório / Conferência / Diária


Para conferir o resultado do fechamento do(s) caixa(s) efetivamente, acesse a localização citada acima.



Emitindo Relatório


Informações importantes referente aos campos da tela acima:


Loja:Informe a Filial (Loja) que foi realizado o fechamento de caixa.
Data:Informe a Data do Movimento da Venda dos Caixas.
Tipo:Mantenha o Código 9999 para exibir todas as Digitações com os Tipos Gerencias realizados no fechamento de caixa. Neste campo, recomendamos especificar um Tipo Gerencial movimentado no fechamento de caixa quando há necessidade de analisar o resultado apenas do Tipo.
Caixa:Mantenha o Código 99 para exibir o fechamento de caixa de todos os caixas. Neste campo, recomendamos especificar um caixa movimentado no fechamento de caixa quando há necessidade de analisar o resultado apenas do caixa.
Perc:Informe N - Não ou S - Sim, se desejar que o sistema mostre o percentual de representativa de cada forma de pagamento em relação ao montante das vendas realizadas no caixa do operador.
Acumula:Informe N - Não ou S - Sim, se desejar que o sistema mostre o total acumulado de todos os Tipos Gerenciais movimentados no fechamento de caixa.
Fin:Informe N - Não ou S - Sim, se desejar que o sistema mostre na coluna Receber do relatório, todos os Tipos Gerenciais que foram gravados no Contas a Receber. Normalmente, o sistema sugeri como padrão S para auxiliar o usuário que confere o fechamento de caixa.
Arq/Impress:Digite (A) para gerar um arquivo ou (I) para imprimir diretamente na impressora.
Nome Spool:Digite um nome para o arquivo caso tenha informado a letra (A) no campo Arq/Impress. Para visualizar o conteúdo do arquivo no sistema Integral, após gerar o arquivo, pressione a tecla F8 (Visualizar), digite o Nome do Spool do arquivo e pressione a tecla ENTER.


Se preferir, ao exibir o relatório na tela do sistema Integral, pressione a tecla P para que o sistema gere o relatório em formato .pdf.




Observação: Para localizar o relatório em formato .pdf, acesse o diretório rede/servidor/hd/rel-pdf e encontre o arquivo com o mesmo nome digitado no campo Nome Spool.


Relatório em Formato PDF



Informações importantes referente as colunas da tela acima:


ECF:Mostra o Valor Total de Cupons finalizados pela Forma de Pagamento pelo Caixa PDV.
Crédito:Neste campos só será exibido valores quando houver troco dado como Contra-Vale ao cliente ao invés do dinheiro, ou seja, o crédito que o cliente ainda tem com a empresa.
Digitado:Mostra o Valor Total de digitação realizado no Fechamento de Caixa.
Diferença:É o resultado entre (ECF + Crédito - Digitado).
Troco:Não tem impacto no Fechamento de Caixa. Apenas informativo do troco de dinheiro registrado no caixa PDV.
Receber:Mostra todos os Tipos Gerenciais que geram Contas a Receber. Sendo assim, no exemplo acima, veja que o dinheiro não trouxe valor por não fazer parte do Contas a Receber.
Diferença:Não tem impacto no fechamento de caixa. Apenas mostra o resultado entre (Digitado - Receber).


4 - Encerramento do Fechamento de Caixa


Rotina:Fechamento de Caixa - Bloqueio
Programa:VEN814
Localização:Movimento - Caixa / Lançamentos / Fechamento / Fechamento


Ao término da marcação e conferencia de todos os caixas, acesse a localização citada acima para realizar o encerramento do fechamento.




Observação: Antes de executar essa rotina, tenha certeza de que marcação de caixa não houve pendências a serem sanadas pois, após o encerramento, serão bloqueadas as digitações e marcações dos operadores e caixas.


Encerrando Fechamento


Informações importantes referente aos campos da tela acima:


Loja:Informe a Filial (Loja) com movimentação do fechamento de caixa.
Tipo Não ConInforme o Tipo Gerencial cadastrado no Plano de Contas, com objetivo de gravar  o financeiro como 604 - NAO CONSOLIDADO para os lançamentos que não foram marcados na conferencia de caixa.  Esta funcionalidade é somente para clientes parametrizados para  gravar financeiro após o fechamento de caixa.
Tipo Sobra:Informe o Tipo Gerencial cadastrado no Plano de Contas com o objetivo de gravar lançamentos de sobra de caixa no Contas a Receber de cada operador de caixa que ultrapassar o limite perdão definido pela empresa. Observação: O operador tem que estar cadastrado como cliente e ter o CPF informado no cadastro de operador. Há opção de gerar ou não financeiro para a sobra de caixa.
Tipo Quebra:Informe o Tipo Gerencial cadastrado no Plano de Contas com o objetivo de gravar lançamentos de quebra de caixa no Contas a Receber de cada operador de caixa que ultrapassar o limite perdão definido pela empresa. Observação: O operador tem que estar cadastrado como cliente e ter o CPF informado no cadastro de operador
Conta:Informe a Conta Bancária onde o total de valores do Tipo Gerencial Dinheiro e demais que estão parametrizados para gravar conta caixa, serão creditados.
Limite Perdão:Define um Limite Perdão para quebra de caixa que uma vez preenchido, ficará como padrão no sistema nos próximos encerramentos.
Data:Informe a Data do Movimento dos Caixas a serem encerrados.
Caixa/Rapido:Digite 99 para que o sistema encerre o Fechamento de todos os Caixas. Se preferir, poderá encerrar por Caixa PDV, observando que dois ou mais operadores de caixa poderão compor o mesmo caixa PDV.
Senha:Digite sua Senha de acesso ao sistema Integral e confirme o encerramento.

5 - Relatório de Quebra


Rotina:Quebra de Caixa
Programa:VEN819
Localização:Movimento - Caixa / Lançamentos / Fechamento / Emissão Quebra Caixa


Para emitir o relatório de quebra, acesse a localização citada acima.



Emitindo Relatório