Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaUltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral17/04/2018Lucas de AguiarEdna Abreu

Sumário:



Enviar Eventos EFD REINF no Sistema Integral


Neste Manual é possível observar como o Sistema Integral está realizando o envio dos eventos EFD - REINF. A EFD - Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) é um dos módulos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) que vem complementar o e-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Dentre as informações prestadas através da EFD - REINF, destacam-se aquelas que envolvem a Retenção de Impostos na fonte (IR, CSLL, COFINS , PIS/PASEP) incidentes sobre os pagamentos diversos efetuados a pessoas físicas e jurídicas.


O prazo da  Receita para Entrega do REINF seguirá o cronograma abaixo:


    • Maio/2018 para empresas com faturamento maior que R$ 78 milhões;
    • Novembro/2018 para empresas com faturamento menor que  R$ 78 milhões;
    • Maio/2019 para Órgãos Públicos - Administradora Pública Direta e Indireta;


Para mais informações sobre o REINF veja os artigos REINF: entenda o que é e o que deve ser informado e EFD REINF - 6 Principais Eventos a serem informados.


Observações:

  • Caso tenha alguma situação ou evento que não foi previsto pelo Integral, mas exigida pela REINF e sua empresa esteja obrigada, solicitamos que entre em contato para análise da situação.
  • Serão disponibilizados os eventos R-1000R-1070R-2010R-2098R-2099 além da exclusão por meio do evento R-9000.
  • Referente ao evento R-2070 Retenções na Fonte - IR, CSLL, COFINS, PIS/PASEP - Pagamentos diversos, esse será disponibilizado seguindo o cronograma da Receita com previsão para os segundo semestre de 2018.


Informações Importantes:

  • Serão disponibilizados os eventos R-1000, R-1070, R-2010, R-2098, R-2099 além da exclusão por meio do evento R-9000.
  • R-2070 Retenções na Fonte - IR, CSLL, COFINS, PIS/PASEP - Pagamentos diversos (Será disponibilizado seguindo o cronograma da Receita com previsão para os segundos semestre de 2018).
  • Caso tenha alguma situação ou evento que não foi previsto pelo Integral, mas exigidas pela REINF e sua empresa esteja obrigada, sendo assim é necessário entrar em contato para análise da situação.


1 - Configurações Iniciais


Antes de transmitir os Eventos do EFD Reinf deverá realizar os seguintes procedimentos:


    • Sistema Integral: Para acessar as novas implementações do REINF é necessário estar com a última versão do Sistema Integral atualizada, para obtê-la acesse o Portal Avanço e realize o download, sendo necessário atualizar o Sistema Integral a partir da Release P disponível no dia 09/05/2018.

    • Sistema Novo NF-e: Habilitar o módulo de Transmissão dos Eventos do Reinf , para mais informações acesse o documento: "Manual | Enviar Eventos EFD REINF Novo NF-e".



2 - Gerando Evento R-1000 - Informações do Contribuinte


Nessa rotina será exibido como gerar Evento R-1000 - Informações do Contribuinte, nele são informados os dados do contribuinte e do responsável pelo envio das informações junto a Receita.


Somente haverá necessidade de reenvio deste evento se houver alguma alteração no cadastro ou a exclusão de alguma informação incorreta. Nele são enviadas características do contribuinte, como:


  • Regime tributário a que se enquadra a empresa;
  • Contato do responsável pela escrituração do REINF;
  • Se a empresa se enquadra na desoneração da folha de pagamento (CPRD);
  • Se está obrigada a entregar o SPED Contábil.


Pré - Condição:

Para realizar a geração do evento R-1000 é necessário realizar os procedimentos:


Informações Importantes:

  • Este evento somente deverá ser enviado uma única vez para a Receita Federal, contendo as informações do Cadastro do Contribuinte.
  • Somente há necessidade de reenviar este evento caso exista alguma alteração no cadastro ou a exclusão de alguma informação incorreta.
  • Ao enviar as informações deverá ser selecionado a loja Matriz, pois ela irá centralizar as informações das filiais, não sendo necessário o envio por Filial.
  • No evento R - 1000 existem as informações de inclusão, alteração, nova validade e exclusão.
  • O arquivo gerado será salvo no diretório: /u/rede/sped/reinf (Criado automaticamente pelo sistema) onde será realizado a transmissão automaticamente para a SEFAZ.


2.1 - Incluindo Evento R - 1000


Rotina:Transmissão do Reinf
Programa:EFD020
Localização:SPED - EFD / Reinf / Eventos - Transmissão


Importante :Para realizar o procedimento de inclusão do Evento R-1000 acesse a localização informada acima, para mais informações acesse o documento "Dúvida | Como Incluir Evento R1000 Informações Contribuinte REINF Integral?".


2.1.1 - Incluindo Nova Validade Evento R-1000


Em casos de exceção poderá ser realizado uma nova inclusão do evento R1000, com uma nova validade, mantendo os mesmos dados somente alterando a data de vigência da validade.


Importante: Para mais informações de como incluir um novo evento R1000 com uma nova validade acesse o documento: "Dúvida | Como Incluir Novo Evento R1000 REINF Nova Validade Integral?"


2.2 - Alterando Evento R-1000


O processo de Alteração do evento R-1000 será usado quando houver necessidade de alterar dados informados no evento inicial que estava incorreto mantendo o mesmo período de validade.


Exemplo: Quando houver necessidade do usuário alterar dados do REINF da empresa ou o Responsável.


Pré - Condição:

Para realizar a geração do evento R-1000 é necessário realizar os procedimentos:


Rotina:REINF
Programa:EFD020
Localização:SPED - EFD / REINF / Eventos - Transmissão


Após realizar a alteração dos dados a serem enviados, acesse a rotina de Transmissão dos Eventos. A rotina pode ser acessada no caminho informado acima.


Importante: Para obter mais informações sobre como realizar o procedimento acesse a documentação: "Dúvida | Como Alterar Evento R1000 Informações Contribuinte REINF Integral?"


2.2.1 - Alterando Responsável Evento R -1000


Têm se a opção de alterar o responsável pelas informações do REINF, caso a empresa necessite trocar somente o responsável pelas informações na Receita.


Importante : Para mais informações de como alterar o responsável pelas informações do evento R1000 com a nova validade acesse o documento: "Dúvida | Como Alterar Responsável Evento R1000 REINF Integral?"


2.3 - Excluindo Evento R-1000


O processo de Exclusão do evento R-1000 será usado quando houver necessidade de excluir os dados informados no evento inicial que estava incorreto mantendo o mesmo período de validade.


Exemplo: Quando houver necessidade do usuário excluir a validade do evento por algum erro como por exemplo a data de vigência errada.


Pré - Condição:

Para realizar exclusão do evento R-1000 é necessário ter realizado os procedimentos:


Rotina:REINF
Programa:EFD020
Localização:SPED - EFD / REINF / Eventos - Transmissão


Importante :Para realizar o procedimento de Exclusão do Evento R-1000 acesse a localização informada acima, para mais informações acesse o documento "Dúvida | Como Excluir Evento R1000 Informações Contribuinte REINF Integral?".


3 - Gerando Evento R-1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais


Nessa rotina será exibido como gerar Evento R1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais, nele são informados os processos judiciais  e administrativos  do contribuinte.


Pré - Condição:


3.1 - Incluindo Evento R - 1070


Rotina:Transmissão do REINF
Programa:EFD020
Localização:SPED - EFD / REINF / Eventos - Transmissão


Importante :Para realizar o procedimento de inclusão do Evento R-1070 acesse a localização informada acima, para mais informações acesse o documento "Dúvida | Como Incluir Evento R-1070 Processos Administrativos Judiciais REINF Integral?".


3.2 - Alterando Evento R-1070


O processo de Alteração do evento R-1070 será usado quando houver necessidade de alterar dados informados no evento inicial que estava incorreto.


Exemplo: Quando houver necessidade do usuário alterar dados do Processo no  REINF como data de vigência, código do processo, dentre outros.


Pré-Condição:

Para realizar a geração do evento R-1070 de alteração é necessário realizar os procedimentos:


Rotina:Transmissão do REINF
Programa:EFD020
Localização:SPED - EFD / REINF / Eventos - Transmissão


Importante :Para realizar o procedimento de alteração do Evento R-1070 acesse a localização informada acima, para mais informações acesse o documento "Dúvida | Como Alterar Evento R-1070 Processos Administrativos Judiciais REINF Integral? ".


3.3 - Excluindo Evento R-1070


O processo de Exclusão do evento R-1070 será usado quando houver necessidade de excluir os dados informados no evento inicial que estava incorreto.


                Exemplo: Quando houver necessidade do usuário excluir uma tabela enviada por exemplo com a  data de vigência errada.


Pré-Condição:

Para realizar a exclusão do evento R-1070 é necessário ter realizado os seguintes procedimentos:


Rotina:Transmissão do REINF
Programa:EFD020
Localização:SPED - EFD / REINF/ Eventos - Transmissão


Importante :Para realizar o procedimento de exclusão do Evento R-1070 acesse a localização informada acima, para mais informações acesse o documento "Dúvida | Como Excluir Evento R-1070 Processos Administrativos Judiciais REINF Integral? ".

4 - Gerando Evento R-2010 - Retenção Contribuição Previdenciária - Serviços Tomados


Nessa rotina será exibido como gerar o Evento R-2010 - Retenção Contribuição Previdenciária - Serviços Tomados nele serão enviados as notas fiscais de serviços contratados pela empresa que possua retenção de INSS e não possua valor de INSS devido a um processo que permite não reter esse valor do tomador.


Pré - Condição:


Informações Importantes:
  • Neste  evento somente serão enviados as notas fiscais que tiveram Retenção Previdenciária (INSS) que no momento da entrada no sistema foi identificado que possui informações para o REINF.
  • Ao enviar as informações deverá ser selecionado a loja Matriz ,pois ela irá centralizar as informações das filiais, não sendo necessário o envio por Filial.
  • No lançamento das notas fiscais ,a data da emissão deverá estar compreendida na mesma competência de lançamento e envio do evento , para evitar rejeição. Por orientação da Receita somente poderá ser transmitida NFe com a mesma data de emissão do Mês do Envio.
  • O Envio das notas fiscais para a Receita será realizado por LOTE de Fornecedor e centralizado na Matriz  . Antes do Envio deverá ser realizado  o lançamento de todas as notas fiscais recebidas do mesmo Fornecedor e de todas as Filiais.


4.1 - Incluindo Evento R-2010


Rotina:REINF
Programa:EFD020
Localização:

SPED - EFD / REINF / Eventos - Transmissão


Importante:Para realizar o procedimento de Inclusão do Evento R-2010 acesse a localização informada acima, para mais informações acesse o documento "Dúvida | Como Incluir Evento R2010 Serviços Tomados REINF Integral?".


4.2 - Retificação Evento R-2010


O processo de Alteração do evento R-2010 será usado quando houver necessidade de alterar dados informados no lote de notas enviado, seja para incluir notas que ficaram faltando, excluir notas enviadas no lote ou alterar dados de valores e retenções dentro do mês vigente ou em período anterior.


Exemplo: Quando houver necessidade de alterar ou incluir informações de um lote de notas que já foi transmitido e autorizado, mantendo as mesmas notas.


Pré Condição:

Antes de realizar a geração do evento R-2010 de alteração é necessário:


Informações Importantes:

  • O envio do Evento R-2010 como alteração tem finalidade de retificação, somente sendo possível enviar alteração de um Evento que já foi enviado e autorizado.
  • Com relação as notas fiscais que não foram enviadas dentro do prazo da competência, para realizar a retificação deverá ser reaberto o mês das notas através do evento R-2098, enviar os eventos das notas que faltaram e logo em seguida realizar o fechamento do Mês.


4.2.1 - Retificando Informações NF-e Evento R-2010 Enviado


Têm se a opção de alterar informações nas notas fiscais que foram transmitidas no REINF.

Exemplo: Quando houver necessidade de alterar informações de valores de base de retenção, impostos retidos no REINF e outras informações específicas do REINF que por algum erro foi enviada indevidamente, mas mantendo as notas enviadas.


Importante:

Para mais informações de como alterar informações de Notas do REINF enviadas no evento R-2010 acesse o documento: "Dúvida | Como Retificar Informações Evento R2010 Transmitido REINF Integral?"


4.2.2 - Incluindo Nova Nota - Evento R-2010 Enviado


Têm se a opção de incluir nota fiscal no Evento Enviado e que foram transmitidas no REINF anteriormente.


Exemplo: Quando houver necessidade de incluir nota fiscal que por algum motivo não foi enviada no primeiro lote e mantendo as notas enviadas.


Rotina:Transmissão do REINF
Programa:EFD020
Localização:SPED - EFD / REINF / Eventos - Transmissão


Acesse a rotina de Transmissão dos Eventos. A rotina pode ser acessada no caminho informado acima.


Importante:

Para obter mais informações acesse a documentação: "Dúvida | Como Incluir Nova Nota Evento R2010 Enviado Integral?"


4.2.3 - Excluindo Nota - Evento R-2010 Enviado


Têm se a opção de excluir as notas fiscais do Evento enviado que foram transmitidas no REINF anteriormente.


Exemplo: Quando houver necessidade de Excluir Nota Fiscal que por algum motivo foi enviada indevidamente no primeiro lote e mantendo as demais notas enviadas.


Rotina:Transmissão do REINF
Programa:EFD020
Localização:SPED - EFD / REINF / Eventos - Transmissão


Acesse a rotina de Transmissão dos Eventos. A rotina pode ser acessada no caminho informado acima.


Importante:


5 - Gerando Evento R-2070 - Retenções na Fonte - Serviços Tomados - Pagamentos diversos


Este evento trata as informações relativas às bases de cálculo e valores do Imposto Sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o PIS/Pasep, não decorrentes de relação do trabalho.


Informações Importantes:

  • Referente ao Evento R-2070, o mesmo será disponibilizado seguindo o cronograma da Receita com previsão para início de sua exigibilidade para o segundo semestre/2018, o que deverá ser definido em um ato a ser publicado futuramente pela Receita.


6 - Gerando Evento R-2098 - Reabertura Evento para o REINF


Esse evento será utilizado para realizar a reabertura de um período já encerrado e que deseja retificar as informações enviadas. A reabertura poderá ser realizada a qualquer tempo e também não impacta no prazo de entrega das informações enviadas.


Exemplo: Quando houver necessidade do usuário incluir no evento R-2010 - Serviços Prestados já enviado, novas notas fiscais de serviço tomadas e já foi realizado o fechamento do período através do Evento R-2099.


Pŕe - Condição:

Para realizar a geração do evento R-2098 é necessário ter realizado os seguintes procedimentos:

  • Evento "R-2099 - Fechamento dos Eventos Periódicos", o evento somente pode ser enviado em relação a um período de apuração que já esteja encerrado.


Rotina:REINF
Programa:EFD020
Localização:SPED - EFD / REINF / Eventos - Transmissão


Informações importantes:

  • Para o reenvio de informações deverá sempre ser enviado as informações por completo, exemplo: Ao retificar as informações do evento R-2010 com novas notas fiscais de serviços tomados, deverão ser reenviados todas as notas fiscais de serviços tomados presente no período anterior, mesmo aquelas que já foram apresentadas.
  • Obrigatoriedade: Será obrigatório o envio a todos os contribuintes que, após o envio do evento "R-2099 - Fechamento dos Eventos Periódicos", para o período de apuração em questão, necessitem retificar informações enviadas pelos eventos R-2010 a R-2070.
  • Novo - Fechamento: O envio deste evento torna necessário um novo fechamento, sendo feito mediante o envio do evento "R-2099 - Fechamento dos Eventos Periódicos", após concluídas as modificações que motivaram a reabertura.
  • Este evento não poderá ser retificado e nem excluído. Se existir informações incorretas deverá fechar o movimento e enviar outro evento de reabertura.


Importante:

Para realizar o procedimento do Envio do Evento R-2098 acesse a localização informada acima, para mais informações acesse o documento: "Dúvida | Como Enviar Evento R2098 Reabertura Evento REINF Integral?"


7 - Gerando Evento R-2099 - Fechamento dos Eventos Periódicos


Esse evento é destinado a informar o encerramento da transmissão dos eventos periódicos na EFD-REINF no período de apuração. A partir do envio do mesmo são consolidadas todas as informações prestadas nos eventos R-2010 a R-2070.


Pré - Condição:

Para realizar a geração do evento R-2099 é necessário ter realizado os procedimentos:

  • Envio e Abertura do Evento R-1000: Para realizar a geração do evento R-2099 é necessário ter enviado o Evento R-1000 - Informações do Contribuinte. Informações disponíveis no Item 2 - Gerando Evento R-1000 - Informações do Contribuinte.
  • Envio do Evento 2098 - Reabertura Evento para o REINF: Neste caso seria em consequência de envio de retificações ou novos eventos enviados após o fechamento. Informações disponíveis no Item 6 - Gerar Registro R-2098.


Informações importantes:

  • O envio deste evento é obrigatório para todos os contribuintes que transmitirem eventos R-2010 a R-2070 no mês de referência.
  • Deverá ser transmitido até o dia 15 do mês subsequente ao do mês de referência informado no evento.
  • Caso não tenha informações a prestar, o contribuinte deverá enviar o evento com Indicação sem Movimento, para mais informações sobre o procedimento acesse a documentação: "Dúvida | Como Enviar Evento R2099 Fechamento Sem Movimentação Integral?"


Rotina:Transmissão de REINF
Programa:EFD021
Localização:SPED - EFD / REINF / Eventos - Transmissão


Importante:

A rotina pode ser acessada através da localização indicada acima, para mais informações acesse o documento: "Dúvida | Como Gerar Evento R2099 Fechamento Eventos Periódicos Integral?"


7.1 - Gerando Evento R-2099 - Sem Dados Movimentação


Conforme orientado pela Receita, para as empresas que estiverem no primeiro grupo de obrigados, mas que não tenham movimento no mês de maio/2018 deverá apresentar o evento "R-2099 - Fechamento dos Eventos Periódicos" da EFD - REINF com a indicação dessa situação.


Importante : Caso não tenha eventos a serem informados no REINF e deseje realizar o fechamento do arquivo referente ao REINF sem movimento, acesse o documento: "Dúvida | Como Enviar Evento R2099 Fechamento Sem Movimentação Integral?"


8 - Gerando Evento R-9000 - Exclusão de Evento


Esse evento será utilizado para tornar sem efeito (excluir) o envio dos eventos (R-2010 e R-2070) recepcionados pela Receita Federal e que foram enviados indevidamente. A exclusão só pode ocorrer em períodos que não foram fechados através do "R-2099 - Fechamentos de Eventos Periódicos".


Exemplo: Quando houver necessidade do usuário excluir o envio de evento R-2010 - Serviços Prestados que foi autorizado, pois o valor enviado da retenção foi errado ou a nota enviada foi indevida.


Pré - Condição:

Para realizar a geração do registro R-9000 é necessário ter realizado os procedimentos:


Rotina:Transmissão do REINF
Programa:EFD020
Localização:SPED - EFD / REINF / Eventos - Transmissão


Informações Importantes:

  • A exclusão implica a perda dos efeitos jurídicos relativos ao cumprimento da obrigação de prestar informações dentro dos prazos estabelecidos.
  • Não é possível excluir nenhum dos eventos periódicos relativos ao período de apuração encerrado, ou seja, para o qual já exista evento "R-2099 - Fechamento dos Eventos Periódicos", antes do envio do evento de reabertura respectivo "R - 2098 - Reabertura dos Eventos Periódicos" para o período de apuração.


Importante:

Para realizar o procedimento do Envio do Evento R-9000 acesse a localização informada acima, para mais informações acesse o documento: "Dúvida | Como Enviar Evento R9000 Exclusão Evento REINF Integral?"


9 - Consulta Eventos REINF


Os eventos enviados no REINF serão disponibilizados na opção de consulta, onde será possível visualizar todos os eventos enviados, a situação e o status de transmissão por período, mantendo todo o histórico da movimentação dos eventos no sistema.


Observação:


Pré - Condição:


9.1 - Consultando Eventos REINF


Rotina:Consultas do REINF
Programa:BRW600
Localização:SPED - EFD / REINF / Consultas


Acesse a localização indicada acima para realizar a consulta dos eventos.


Para obter mais informações acesse a documentação: "Dúvida | Como Consultar Eventos REINF Integral?"


A seguir segue os links das documentações de consultas de eventos: