Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral19/06/2017Wellington FélixWellington Félix

Cadastrando Cliente no Sistema Integral


Rotina:Clientes - Inclusão
Programa:CBA039
Localização:Cadastros Básicos / Clientes / Inclusão


Nesse exemplo iremos cadastrar os clientes da empresa, para acessar a rotina de cadastro, acesse a localização citada acima.




 

O cadastro de clientes é simples e rápido. Olhando para figura acima, deve-se preencher os dados básicos do cliente, como: CNPJ, Endereço, Telefone, E-mail, Renda, Aniversário entre outros.


Observação: Caso o cadastro do cliente seja uma Administradora de Cartão, dados como Tipo Gerencial, Dias de Prazo e Limite de Crédito não devem ser preenchidos.


Observação: O preenchimento do e-mail é obrigatório na emissão de nota eletrônica.

 

Os campos como Cidade, Estado e Atividade, pode-se utilizar a tecla F2 para ver os dados já cadastrados na base de dados do sistema Integral.


Observação: Para evitar problemas futuros em relação à emissão de notas, deve-se preencher o campo IndIE/IE. Esse campo deverá ser definido de acordo com a situação do cliente. que poderá ser:


    • 1 - Contribuinte do ICMS: Pessoa Jurídica com Inscrição Estadual.

    • 2 - Contribuinte IsentoSó deverá ser usado nos casos onde o cliente é Contribuinte do ICMS mas isento de inscrição Estadual.

    • 9 - Não Contribuinte: Pessoa Física e Pessoa Jurídica sem Inscrição Estadual. Exemplo: (Prestador de Serviços)


Campo Obrigatório


 

Observação: É importante seguir um padrão em todo e qualquer cadastro.


Abaixo segue um exemplo de cadastro básico, ao completar o cadastro, pressione a tecla S para confirmar e salvar o cadastro na base de dados.


 

Após salvar o cadastro a próxima tela será a de Dados Complementares, utilizando a tecla ENTER para percorrer a tela, preencha as informações necessárias, ao final, pressione a tecla S novamente para confirmar e salvar o cadastro.




 

Ao término o sistema exibirá uma terceira tela que possui os dados financeiros dos clientes, como limites e períodos.

 

Dados Financeiros


Campos referente à tela acima:


    • Tipo de Pag: Tipo de Pagamento, neste campo deve-se preencher com o tipo de pagamento mais comum do cliente. Podemos pesquisar no plano de contas, contas de crédito, qual a forma de pagamento mais usual do cliente. Pressione a tecla F2 para visualizar os tipos de pagamentos cadastrados na base de dados.

 

Tipo de Pagamento


Média de Atraso:O sistema calcula automaticamente a média de atraso do cliente. O histórico financeiro do mesmo alimenta este campo com a média de atraso dos pagamentos realizados.
Limite de Crédito:O limite de crédito para compras é específico para os clientes e seus autorizados. Este limite é gerenciado automaticamente pelo sistema, sendo subtraído a cada compra e somado a cada pagamento.
Número do Cartão/Vencimento Cartão/Dia:

O sistema permite que os clientes do estabelecimento tenham um cartão de compras. O número deste cartão deverá ser cadastrado nesta opção.

Gere cartões com números aleatórios, diferentes de CPF para possibilitar o correto gerenciamento. Este cartão terá vencimento/data de expiração e controle financeiro de acordo com o campo "Vencimento Cartão".


Preencha os dados financeiros necessários, percorra a tela com a tecla ENTER, ao final pressione S para confirmar e salvar as informações na base de dados do sistema Integral.

 

Completando Cadastro


Ao término desses processos o cliente estará gravado na base de dados do sistema.